Melhores com as pernas inchadas em 5 etapas

O verão traz altas temperaturas e queremos nos refrescar. É normal, porque o excesso de calor por muito tempo tem consequências para a saúde, como inchaço das pernas e tornozelos, o que afeta especialmente as mulheres, principalmente as grávidas. Outras pessoas vulneráveis ​​são aquelas que estão acima do peso ou que bebem pouco.

VASOS SANGUÍNEOS DILATADOS CAUSAM INCHAÇO

Semelhante ao que acontece quando você transpira, o inchaço é uma reação irritante do corpo, mas é realmente um mecanismo de adaptação ao calor. O calor dilata os vasos sanguíneos, a circulação sanguínea diminui e o líquido penetra nos tecidos. O resultado: pés e pernas inchados.

Esse é o motivo da maioria dos casos. No entanto, existem problemas cardíacos e renais que podem causar inchaço nas pernas. Se você se sentir muito cansado sem explicação ou notar outros sintomas, é melhor ir ao médico.

DICAS PARA COMBATER PERNAS INCHADAS

As dicas a seguir ajudarão o sangue a fluir novamente rapidamente.

1. MOVA MAIS

No início da manhã ou no final da tarde, você pode fazer exercícios leves, como caminhar ou dar um passeio de bicicleta para ativar a circulação. Nos dias mais quentes, você pode nadar na piscina ou na praia.

2. REFRESQUE-SE COM JATOS DE ÁGUA

Durante o dia, é uma boa ideia refrescar as pernas no chuveiro por alguns minutos. Se você tem um jardim, aproveite para regar e refrescar-se com a mangueira. Você pode agir assim: molhe as pernas, deixe-as secar ao sol e molhe-as novamente.

Um banho de pés curto e frio alcança o mesmo efeito. É um método perfeito para baixar a temperatura de todo o corpo.

3. LEVANTE AS PERNAS

Sempre que tiver uma chance, deite-se e coloque as pernas mais altas que a cabeça. Desta forma, o sangue fluirá mais facilmente para o coração.

Se você tiver que ficar em pé por um longo tempo, geralmente fique na ponta dos pés ou leve pequenos barcos para estimular a circulação.

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4. COMA E BEBA ADEQUADAMENTE

É importante beber uma quantidade suficiente de água para manter uma boa velocidade de circulação. As bebidas mais apropriadas são águas minerais e infusões sem açúcar. Este último também pode ter um efeito diurético se forem escolhidas plantas adequadas (por exemplo, rabo de cavalo e dente de leão são diuréticos).

Uma alimentação adequada também pode ajudar com as pernas inchadas. É importante comer pequenas quantidades várias vezes e incluir frutas e vegetais frescos , bem como alimentos integrais em todas as refeições .

Esses alimentos não sobrecarregam seu corpo como alimentos gordurosos, são facilmente digeridos e fornecem compostos vegetais que promovem a flexibilidade e o bom tom dos vasos sanguíneos. Dessa forma, você não precisará de um suprimento extra de sangue no sistema digestivo e poderá retornar aos vasos sanguíneos para trabalhar contra o calor.

Por outro lado, você deve reduzir ao máximo a ingestão de sal (sódio), pois favorece a entrada de líquido nas células. Lembre-se de que charcutaria e alimentos pré-cozidos geralmente contêm sal oculto na forma de conservantes e intensificadores de sabor.

5. NÃO USE SAPATOS ESTREITOS

Se seus pés e pernas tendem a inchar com o calor, não use sapatos que os apertem e agravem o problema. Sapatos abertos e confortáveis, como sandálias , são recomendados .

Sapatos com salto alto são especialmente inconvenientes porque causam um aumento exagerado na tensão da panturrilha que comprime as veias e dificulta a circulação sanguínea.

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