Vitaminas e nutrientes para fortalecer os ossos

Nos últimos anos, nutrição e envelhecimento saudável tornaram-se uma prioridade para algumas organizações no campo da saúde e bem-estar. Objeto de estudo foram tópicos como alimentos funcionais para idosos ou o efeito da vitamina D na saúde óssea. Ao longo dos anos, a densidade óssea e muscular diminui e nossos ossos se tornam mais frágeis, perdendo cálcio e outros minerais; Esta deterioração das articulações à medida que envelhecemos pode levar a inflamação, dor e rigidez.

Portanto, é essencial manter um estilo de vida saudável ao longo dos anos, tanto para prevenir quanto para aliviar a dor causada por problemas musculares, articulares e ósseos. Segundo especialistas, seguir uma dieta equilibrada em proteínas, vitaminas e minerais e incorporar exercícios moderados em nossa rotina diária é fundamental para fortalecer nossos ossos e articulações.

Existem nutrientes que favorecem a nutrição óssea, o metabolismo ósseo e a proteção e manutenção da cartilagem, confira os principais deles:

A vitamina C: estimula a produção de colágeno, a proteína que forma articulações, músculos, ossos e pele. Podemos ingeri-lo, por exemplo, comendo vegetais crus e frutas inteiras.

A vitamina D: ajuda nosso corpo a absorver cálcio, muito importante para fortalecer nossos ossos. Além de ser obtido da luz solar, está presente em muitos alimentos, como peixe azul, gema de ovo, cereais e legumes.

Quanto aos minerais, cálcio e fósforo complementam a formação, desenvolvimento e manutenção de nossos ossos. O leite e os produtos lácteos são a principal fonte de cálcio, mas também podemos encontrá-los em outros alimentos, como salmão, sardinha ou vegetais de folhas verdes, como brócolis.

O magnésio é outro mineral que faz parte das membranas celulares e da estrutura óssea. Sua falta inibe a síntese de vitamina D, por isso devemos garantir sua ingestão através de alimentos como amêndoas, avelãs ou grãos integrais e soja. Ele também pode ser encontrado em suplementos em cápsulas e falando em suplementos, tem um muito bom pros ossos, o SUPLEMENTO FLEX CAPS, que também ajuda a diminuir dores articulares.

O enxofre , presente na proteína animal de peixes, aves e carnes magras, participa da síntese de colágeno, que otimiza a fixação de cálcio e magnésio nos ossos, estimulando a formação e a mineralização óssea.

Legumes e vegetais também contêm enxofre na forma de óleos essenciais.  A cebola, por exemplo, ajuda a prevenir a perda óssea.

Médicos e especialistas ainda destacam os efeitos benéficos do consumo de ácidos graxos ômega 3 , presentes em alguns alimentos, como o azeite, por suas propriedades antioxidantes e funções anti-inflamatórias.

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